Ano Internacional das Florestas

Ano Internacional das FlorestasAs florestas representam 31% da cobertura terrestre do nosso planeta, servem de abrigo para 300 milhões de pessoas em todo o mundo e garantem a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade da Terra. Os dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) confirmam a importância e a necessidade de se preservar as florestas para se alcançar uma vida sustentável na Terra.

Para destacar ainda mais este cenário, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 o Ano Internacional das Florestas, com o tema “Florestas para o Povo”. O foco principal da iniciativa é realizar ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável dos tipos de floresta existentes e enfatizar os prejuízos causados pela exploração das matas sem um correto controle, como a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas, o incentivo a atividades econômicas ilegais (como a caça de animais), o estímulo a assentamentos clandestinos e a ameaça à própria vida humana.

Para mais informações, acesse o site oficial da Campanha e confira o calendário das ações e como contribuir com a iniciativa.

Foto: Labra

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *