Celebre o Dia Nacional do Livro Infantil com seu filho

dreamstimefree_216875Acredita-se que os contos de fada surgiram muitos séculos antes da era cristã e foram transmitidos oralmente por meio das gerações. Além de divertir, estimular a leitura e o desenvolvimento verbal, as histórias fortalecem os vínculos afetivos entre pais e filhos, favorecem a formação moral e ética e ajudam na resolução de conflitos.

A psicanalista junguiana Clarissa Pinkola Estés, autora de O Dom da História (Ed. Rocco), diz que as histórias são como bálsamos medicinais. Proporcionam autoconhecimento, compreensão das dificuldades e fortalecimento interior. No epílogo do seu livro, ela convida famílias e amigos a compartilharem histórias e experiências:

“Adule os velhos resmungões para que contem suas melhores lembranças. Peça às criancinhas seus momentos mais felizes. Pergunte aos adolescentes os momentos mais assustadores das suas vidas. Dê a palavra aos velhos. Force os introvertidos. Pergunte a cada pessoa. Você vai ver. Todos serão aquecidos, sustentados pelo círculo de histórias que criarem juntos.”

Mas quando queremos viajar para outras realidades, encontramos nos livros outras formas de ver o mundo. Ao abrir um livro, personagens, experiências, tradições e culturas diferentes são trazidas para a nossa vida. O exercício de aprender, ouvir e imaginar cria uma flexibilidade que irá aparecer tanto no encontro de soluções para os problemas quanto na aceitação das diferenças entre as pessoas.

Aproveite o dia de hoje, 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, e conte um conto para o seu filho. Você vai sentir os benefícios que ele trará para a criança e para você.

Foto: Dreamstime

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *