Histórias para cada fase da infância

dreamstimefree_217977.Na hora de escolher os livros, além do conteúdo, é bem importante prestar atenção na qualidade das ilustrações. Histórias mal escritas e chatas podem causar desinteresse. Ilustrações ruins ou estereotipadas são prejudiciais para a formação imaginativa da criança. Sueli Pecci Passerini, autora do livro O Fio de Ariadne, da Editora Antroposófica, dá dicas para cada fase de desenvolvimento da criança. Confira:

Dos 3 aos 6 anos
Nesta fase, a criança está descobrindo quem é. Contos de fada curtos e mágicos, como os dos Irmãos Grimm, são indicados. Medos e necessidades estão colocados fora do espaço e do tempo, mas são vivenciados de forma real pela criança, que gosta da repetição para reviver os sentimentos.

7 anos
Nessa fase, a memória se desenvolve, assim como a capacidade de conceituar. Contos de fada mais elaborados ajudam no processo de alfabetização.

8 anos
Começa a haver uma compreensão maior do mundo. Nesta fase, fábulas de animais e lendas de santos podem ser introduzidas na leitura.

9 anos
Com a consciência de que está separada do mundo, a criança também passa a entender melhor a morte e as coisas abstratas. Histórias de povos que se rebelam contra Deus, histórias de religião, da expulsão do paraíso e do Velho Testamento podem provocar interesse.

10 anos
A criança deseja se colocar com mais força no mundo e busca se identificar com aqueles que já passaram por muitos desafios e obstáculos. Ela vivencia a própria consciência. Nesta fase, mitologia nórdica (vikings) e histórias de deuses que se afastam da humanidade são interessantes.

11 anos
Este é um período de transição, em que a criança começa a conquistar o raciocínio lógico e abstrato. Mitos da Atlântida, Índia, Pérsia, Egito, Grécia, biografias como a de Alexandre, o Grande, são indicados.

12 aos 14 anos
Nesta época, começa a formação de juízos de valor. O jovem conquista mais espaço dentro da família. Biografias de homens célebres na história, ciências e artes vão despertar sua atenção.

Gostou das orientações? Agora está mais fácil selecionar livros interessantes e adequados para seu filho, não é mesmo?

Foto: Dreamstime

Marilda G de Aaujo Constantino says:

Gostaria de receber dicas de quais livros sobre valores , devo oferecer a meu filho de 12 anos.

Obrigada

Labra says:

Olá Marilda. Agradecemos o seu contato.

Como o texto diz, é muito importante escolher obras literárias adequadas para cada faixa etária. Assim como importante, também é difícil indicar autores e obras, já que a nossa literatura possui tantas opções, não é mesmo? De qualquer forma, seguem algumas de nossas sugestões: Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ziraldo, Zuenir Ventura, Monteiro Lobato, Heloisa Prieto, Lya Luft, Célia Ribeiro e Lúcia Pimentel Góes.

O portal Educar para Crescer reuniu um grupo de 18 educadores e cada um deles indicou livros para estudantes do Ensino Infantil ao Ensino Médio. Você pode conferir as sugestões no link http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/index.shtml.

Esperamos ter ajudado você. Continue acompanhando nossas novidades aqui no blog. Abraço.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *