Uma homenagem ao Dia da Árvore!

dia da arvorePara festejar a chegada da primavera e celebrar a época em que os índios preparavam o solo para cultivar a terra, o dia 21 de setembro foi instituído como o Dia da Árvore. Comemorado em diversos países e em datas diferentes, no Brasil, o dia escolhido marca o início de um novo ciclo para o meio ambiente, com a chegada de uma das estações mais bonitas e esperadas do ano. Árvores grandes, pequenas, algumas mais cheinhas, outras um pouco mais finas, umas cobertas somente por folhas bem verdes e aquelas cheias de flores coloridas e de frutas deliciosas, o fato é que todas as árvores têm a sua beleza, concorda?

Uma delas traz um detalhe que pouca gente conhece. Você sabia que existe uma árvore com o tronco tão colorido que chega a lembrar as cores de um arco-íris? Pois é! Estamos falando do Eucalyptus Deglupta, conhecido como o Eucalipto Arco-Íris. Ele é muito diferente dos eucaliptos que conhecemos aqui no Brasil. Encontrado naturalmente no hemisfério norte, em ilhas da Indonésia, Filipinas e Nova Guiné, atualmente a espécie tem sido levada para diversos outros países, por conta de sua beleza hipnotizante.

Essa magia das cores acontece porque o eucalipto, que possui uma casca exterior fina, vai perdendo sua proteção à medida que cresce. Como esse processo acontece em áreas e tempos diferentes, cada casca que cai expõe uma nova cor. As cores que já apareceram vão se modificando com a ação do tempo e as novas ficam sempre mais vibrantes.

A troca de cascas faz com que a árvore pareça ser pintada por lápis de cor verde, azul, roxo, vermelho, amarelo, rosa, laranja e violeta, formando uma verdadeira obra de arte. Maravilhoso este presente da natureza, não é mesmo? Justamente por isso o escolhemos para representar as árvores e fazer uma homenagem simples, mas especial, a todas elas! Gostou?

Foto: extraída do site Thjardins.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *