A Labra é uma empresa genuinamente paranaense e 100% nacional que há mais de 30 anos atua como coadjuvante no processo educacional de milhões de brasileiros, produzindo e comercializando lápis e produtos manufaturados voltados à escrita.

Fundada com idealismo, a Labra orgulha-se de atuar de maneira responsável e ética e de tratar com respeito e gratidão todos os seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores.

Norteada pela constante busca pela qualidade e excelência em todos os seus processos produtivos, a empresa investe constantemente na melhoria de seus produtos, no aperfeiçoamento de tecnologias e no desenvolvimento de matérias-primas cada vez mais adequadas.

A Labra, de Araucária, no Paraná, para todo o Brasil

A Labra – Indústria Brasileira de Lápis Ltda. – nasceu no dia 11 de janeiro de 1979 da iniciativa de um grupo de empresários paranaenses que se uniram para comprar o ativo permanente e a tecnologia para produção de lápis, borracha escolar, material de desenho e outros produtos, do fabricante Fritz Johansen, que à época pertencia à Gillete do Brasil Ltda. Formalizada a compra deste acervo no dia 23 de janeiro de 1979, deu-se a transferência para instalação das máquinas na sede da Labra, em Araucária, no Paraná.

Em setembro do mesmo ano, começou a produção de três produtos básicos: lápis grafite n.° 2 sextavado amarelo, lápis colorido inteiro com 12 cores e lápis colorido meio com 12 cores. A princípio, a comercialização dos produtos era realizada por distribuidores. Esse sistema permaneceu até setembro de 1981, quando foi implantada uma estrutura comercial própria com representantes atendendo a todos os estados brasileiros, o que permitiu que a Labra aumentasse significativamente a cada ano sua participação no mercado nacional de lápis.

A expansão dos negócios tornou imprescindível a criação de uma filial de vendas, em São Paulo. Em 21 de março de 1983, a Labra se tornou uma sociedade anônima, passando a se chamar Labra – Indústria Brasileira de Lápis S/A. O ano de 1984 foi marcado pela bem-sucedida operação de abertura de capital, e a Labra passou a ter suas ações negociadas na Bovespa.

Na década de 90, com a abertura comercial promovida pelo governo federal, houve a entrada maciça de produtos importados no mercado brasileiro, notadamente de origem chinesa. Tal cenário representou forte ameaça à continuidade das operações da Labra, que mediante um ousado projeto de remodelação conseguiu manter-se solidamente como uma das marcas de preferência do consumidor brasileiro até o presente.

Missão, visão, valores

Nossa Missão é fornecer produtos capazes de promover e incentivar a educação, trabalhando assim na formação de uma nação mais justa, fomentada no respeito, na ética e na responsabilidade.

Nossa Visão é atuar como referência empresarial nos mercados brasileiros na área de desenvolvimento de produtos voltados à escrita.

Nossos Valores se fundamentam sobre três princípios básicos: o trabalho, a ética e o respeito.

- O Trabalho, que transforma a sociedade e promove o desenvolvimento.
- A Ética, que norteia todas as decisões na condução de nossa empresa.
- O Respeito, que inclui o cuidado com o ser humano, compreendendo e aceitando as diferenças de cada indivíduo, e o zelo com o meio ambiente – nossa maior matéria-prima e também nossa casa.